Mundo Be Free

Logo da plataforma mundo be free
Logo da campanha do mundo be free
Supinos em cima de uma prateleira em uma academia, ao fundo temos uma mulher realizando algum Exercício físico

Os benefícios da musculação para a Saúde

Sempre foi falado sobre a importância de ter uma vida ativa, sair do sedentarismo, não cuidar somente da mente, mas também do corpo. Quando falamos em ter uma vida ativa logo pensamos “vou me matricular em uma academia e fazer musculação“. Você sabe quais os benefícios da musculação? Entender melhor e saber seus reais benefícios nos traz até mesmo maior motivação para a prática.

Para Maestá e col (2000) a musculação é um treinamento com pesos, onde são feitos exercícios contra resistência ou resistidos, e também é considerada a atividade física mais eficiente para a modificação da composição corporal pelo aumento da massa muscular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de exercícios é capaz de reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, diminuir a probabilidade de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 e câncer , além de promover bem-estar, afastando quadros de depressão e crises de ansiedade. Pelo aumento da massa muscular e regulações hormonais a perda de gordura é potencializada pela prática, o que diminui os riscos de dislipidemias.

intensidade

A intensidade pode ser prescrita e controlada através do teste de uma repetição máxima (1RM) e uso do percentual dessa carga, por meio do teste de repetições máximas para a faixa de interesse ou do uso de zonas de treinamento. (De Salles, 2020). Em resumo você pode controlar a intensidade anotando as cargas que está utilizando para realizar um número `x` de repetições. Essa intensidade é extremamente importante para que o aluno se beneficie ao máximo dos resultados almejados.

tempo

Muito importante ressaltar o tempo que permanecemos no treino, isso porque aqueles treinos volumosos que demoram mais de 2 horas é um alto indício que o treino não tem intensidade. Atualmente a American College of Sports Medicine (ACSM), organização de membros de medicina esportiva e ciência do exercício, recomenda um mínimo de 150 a 300 minutos por semana de atividade aeróbica e de fortalecimento muscular de intensidade moderada. Seu treino pode demorar 30 minutos, 40, 60 e por aí vai, desde que esteja prescrito de forma correta, por isso o debate sobre a intensidade, pois ter o controle é extremamente importante.

Referências

PEREIRA, JULIMAR LUIZ, SOUZA, ELIZABETH FERREIRA DE; MAZZUCO, MARIO ANDRÉ. Adaptações Fisiológicas ao Trabalho de Musculação. In: Revista Virtual EF Artigos. Vol. 03 Nº 09 Natal - RN, 2005.

MAESTÁ, Nailza; CYRINO, Edílson Serpeloni; JUNIOR, Nelson Nardo; MORELLI, Monica Yara Gabriel; SOBRINHO, Jose Maria Santarem; BURINI, Roberto Carlos. Antropometría de atletas culturistas em relação à referência populacional. In: Rev. Nutr. Campinas, 13(2): 135-141, 2000.